Por que o coração de verdade é tão diferente do símbolo?

Você já parou para pensar qual foi a inspiração para um dos símbolos mais famosos do mundo?

Seja em desenhos, decorações ou até em emojis, vemos o símbolo do coração em todo lugar todos os dias. E você com certeza sabe que ele não é parecido em nada com o de verdade que bate em nosso peito.

Essa forma de representar o coração já é utilizada há séculos. Mas, como surgiu esse símbolo, tão diferente da sua inspiração?

Para responder, precisamos voltar alguns milhares de anos na história.

É bem provável que o símbolo do coração tenha esse formato justamente porque as pessoas não sabiam como era um coração de verdade. Embora a medicina tenha avançado na antiguidade, a Igreja Católica proibiu autópsias e outros estudos assim na Idade Média.

Dessa forma, a única fonte de conhecimento eram descrições feitas há centenas de anos. E elas diziam que o coração tinha o formato de, veja só, uma folha invertida. As primeiras representações metafóricas do coração, como símbolo de vida ou amor, datam do século XIII. Ali, ele já tinha um formato conífero.

Entre os séculos XIV e XV, o símbolo do coração também ganha a entrada na parte superior, ficando mais parecido com o atual. Então, uma infinidade de obras de arte sacras começaram a seguir o mesmo modelo, fazendo com que o símbolo do coração se fixasse permanentemente no inconsciente coletivo.

É possível morrer de coração partido?

LEIA TAMBÉM